África do Sul reabre fronteiras esta 2ª feira

Publicado: 14/02/2021, 21:16
Categoria:

AS autoridades sul-africanas reabrem, esta segunda-feira,  as fronteiras terrestres para viagens comuns, após um mês de encerramento para conter uma segunda vaga da pandemia do novo coronavírus no país.

 

A medida do encerramento dos 20 postos fronteiriços, incluindo Lebombo, Beitbridge, Maseru e Bridge, foi tomada numa altura em que havia muita pressão para entradas e saídas neste país, caracterizada por filas longas.

O porta-voz do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), Celestino Matsinhe, disse que a condição primária para a travessia nas fronteiras continua a ser apresentação do teste negativo à Covid-19, com o mínimo de 72 horas, e documentos de viagem necessários.

 Apelou aos cidadãos para que se fizessem aos postos fronteiriços com os testes,  de modo a evitar a sua realização no local, que pode originar longas filas e consequentemente o incumprimento das medidas de prevenção da doença.

O porta-voz do SENAMI revelou que  houve reforço dos profissionais de saúde para orientar o cumprimento do protocolo sanitário.  "Os testes rápidos continuam a ser feitos nos  postos fronteiriços do país para qualquer pessoa que viaja", garantiu. 

Ainda no quadro da reabertura, o ministro do Interior da África do Sul, Aaron Motsoaledi, vai visitar o posto de Lebombo, o lado sul-africano da fronteira de Ressano Garcia, para averiguar o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19, numa altura em que o país regista uma redução de infecções.

Para garantir um melhor controlo, as autoridades sul-africanas adoptaram uma série de medidas, entre as quais o colocação nos protocolos fronteiriços de profissionais de saúde adicionais, sistemas de bilheteira para testes da Covid-19 e limites de fila para se evitar congestionamentos similares aos que foram experimentados em Dezembro e Janeiro últimos.

O ministro reiterou a exigência de teste negativo à Covid-19 para todos que queiram entrar na África do Sul.

Recentemente, Motsoaledi avisou que pessoas que fossem encontradas com testes falsos do novo coronavírus seriam impedidas de entrar na África do Sul por um período de cinco anos. (RM /Notícias)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram