África do sul: Sobreviventes do incêndio de um prédio em Joanesburgo vão ter alojamentos alternativos

Publicado: 01/09/2023, 7:57
Categoria:

Os sobreviventes do incêndio de um prédio de cinco andares, no centro de Joanesburgo, vão ser colocados em alojamentos alternativos, segundo as autoridades Municipais.

O mais recente balanço indica que o incêndio, registado na madrugada desta quinta-feira, matou setenta e quatro pessoas, incluindo treze crianças; feriu outras sessenta e uma e desabrigou cento e catorze famílias.

As autoridades dizem que as famílias vão ser assistidas no reconhecimento dos corpos de seus entes queridos.

As autoridades provinciais de Gauteng asseguram que a atribuição de alojamentos alternativos não vai ter em conta a nacionalidade das pessoas envolvidas. Suspeita-se que muitas das vítimas sejam imigrantes.

O prédio, esta quinta-feira, incendiado, na baixa de Joanesburgo, era ocupado ilegalmente. A provincial de Gauteng enfrenta o crónico problema de falta de habitação, que afecta mais de um milhão de pessoas.

As causas da tragédia ainda estão a ser investigadas. No entanto ganha terreno a hipótese avançada por testemunhas de que o incêndio terá sido causado por uma vela acesa e esquecida num dos compartimentos do prédio. É que na altura não havia energia na zona onde se localiza o edifício.

O presidente Cyril Ramaphosa lamentou a ocorrência deste terrível incêndio:

Esta é uma grande tragédia sentida pelas famílias cujos entes queridos morreram desta forma terrível, e os nossos corações estão com todas as pessoas afectadas por este evento. Este incidente apela a todos nós, desde os serviços de emergência e outras entidades do governo, até as organizações comunitárias, para ajudarmos a restaurar o bem-estar físico e psicológico das pessoas e oferecermos toda a ajuda material que as pessoas possam necessitar. Acredito que as investigações das causas do incêndio vai permitir que as comunidades e as autoridades evitem a repetição de uma tragédia igual”, disse.

Devido a esta tragédia, o Presidente Cyril Ramaphosa cancelou o discurso á nação, inicialmente previsto para as vinte horas de hoje para, entre outros, abordar as decisões da recente terminada décima quinta cimeira do BRICS. (RM Pretória)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram