A África do Sul diz ter solicitado o adiamento dos exercícios militares conjuntos com a Rússia e China, inicialmente agendados para Novembro próximo.
Uma nota do Ministério sul-africano da Defesa indica que o adiamento se deve ao facto de os exercícios militares coincidirem com a realização da Cimeira do G20, a ter lugar entre os dias 22 e 23 de Novembro, na cidade de Joanesburgo.
Entendem os sul-africanos que o adiamento dos exercícios militares visa garantir que não afectassem os trabalhos logísticos e de segurança da organização da Cimeira do Fórum de Cooperação Económica Internacional.
A nota de imprensa que temos vindo a citar, indica ainda que em consulta com a presidência sul-africana e o Ministério de Relações Exteriores, está em curso um diálogo com a contraparte chinesa para a marcação de uma nova data, a ser acordada mutuamente.
De dois em dois anos, a África do Sul participa em exercícios navais conjuntos com a Rússia e a China, países que integram o bloco de nações de economias emergentes.
A participação de Pretória neste tipo de exercícios foi uma das causas que fez azedar as relações com os Estados Unidos da América, ou mais precisamente com a administração de Donald Trump.
A África do Sul diz que no passado já realizou exercícios militares conjuntos com países como o Brasil, França, Alemanha e com os Estados Unidos da América.
O Ministério da Defesa explica que a participação da África do Sul em exercícios militares desta natureza com vários países, faz parte do fortalecimento de relações multilaterais e bilaterais.
Esses exercícios normalmente incorporam simulações e cenários do mundo real, incluindo manobras tácticas, operações de busca e salvamento e exercícios anti-pirataria. (RM /Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.