África do sul: Termina processo de nomeação de candidatos a postos de liderança do ANC

Publicado: 08/11/2022, 19:40
Categoria:

Na África do sul, terminou oficialmente, esta segunda-feira, o processo de nomeação de candidatos a postos chaves de liderança do Congresso Nacional Africano (ANC).

As nomeações são feitas pelos comités do ANC e incluem candidatos para os cargos de presidente, vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro geral e membros do comité executivo nacional do partido.

As listas definitivas dos candidatos serão conhecidas até terça-feira da próxima semana.

Os candidatos aprovados vão disputar os lugares a que foram propostos, na quinquagésima quinta conferência nacional do ANC, que inicia a dezasseis de Dezembro próximo.

No entanto, nem todos os comités do ANC realizaram eleições internas, apesar do prazo ter sido prorrogado.

No entanto, o número dos comités que realizaram as conferências é maior e viabiliza a realização da conferência de Dezembro próximo.

Enquanto se aguarda pela divulgação dos dados oficiais, sabe-se que para a presidência do ANC foram avançados os nomes de Cyril Ramaphosa e Zweli Mhkize, um antigo ministro da Saúde de Ramaphosa. Alguns comités apostam em Nkosazana Dlamini Zuma e Lindiwe Sisulu.

Para a vice-presidência do ANC tudo leva a crer que vão mesmo avançar os nomes de Paul Mashatile, actual tesoureiro, e Ronald Lamola, actual ministro da Justiça e Serviços Correccionais.

Para o cargo de Secretário-geral, o nome mais badalado é o de Fikile Mbalula, ministro dos Transportes.

Esta segunda-feira, a liga juvenil do ANC anunciou que vai apoiar as candidaturas do antigo ministro da Saúde, Zweli Mkhize, para a presidência e de Paul Mashatile, para a vice-presidência.

Já a liga feminina do ANC diz que apoia a recandidatura de Cyril Ramaphosa e avança Thandi Modisi para a vice-presidência.

Analistas consideram que a participação de muitos candidatos para os postos chave do partido, são o sinónimo do quão divido está actualmente o Congresso Nacional Africano. (RM Pretória)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram