África do Sul. Tribunal Superior retoma caso Jacob Zuma

Publicado: 01/08/2022, 10:41
Categoria:

Na África do Sul, o caso de corrupção que envolve o antigo presidente do país, Jacob Zuma, é retomado hoje no Tribunal Superior de Pietermaritzburg, na província de Kwazulu-Natal.

O dia de hoje será apenas para avaliar a viabilidade do 15 de Agosto, como data efectiva do arranque do julgamento.

Mas é pouco provável que tal aconteça, na medida em que o Tribunal Constitucional, pelo menos publicamente, ainda não se pronunciou em torno de um recurso apresentando pelo antigo presidente sul-africano.

Em Maio passado, o juiz da causa determinou que  a 1 de Agosto seria avaliado, se Jacob Zuma já esgotou, ou não, todas as possibilidades de recurso, na tentativa de afastar do caso, o procurador Bill Downer.

Na altura estava pendente a decisão do Supremo tribunal de apelação sobre a matéria. No mesmo mês de Maio, esta instância chumbou a pretensão de Jacob Zuma.

A equipa jurídica de Zuma recorreu, em meados de Junho último ao Tribunal Constitucional, cujo posicionamento é desconhecido.

Portanto tudo leva a crer que a sessão de hoje será meramente formal, sendo quase certo, um novo adiamento do caso.

Alias, a Fundação Jacob Zuma  informou que o seu patrono não vai marcar  presença na sessão agendada para esta segunda-feira.

O mesmo deve acontecer com a empresa francesa Thales,  ré no mesmo processo

Com o ano de dois mil e vinte e dois a caminhar a passos largos para o fim, não se pode pôr de lado a possibilidade de o julgamento iniciar no  próximo ano.

Este caso remonta de 1999, quando Zuma era vice-presidente da África do Sul e do ANC. Ele é acusado, entre outros, de corrupção, fraude fiscal e extorsão, num caso de compra de armas.

A procuradoria sul-africana chegou a retirar as acusações contra Zuma, em 2009, na véspera das eleições presidenciais sul-africanas, ganhas pelo antigo presidente.

As acusações foram retomadas, mas o inico do julgamento sempre foi adiado ( RM Pretória)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram