África do Sul vai realizar testes de antigénios em postos fronteiriços

Publicado: 09/10/2020, 4:45
Categoria:

A África do Sul anunciou, esta quinta-feira, que irá colocar equipamentos de teste de antigénios nos postos fronteiriços, como uma alternativa para os viajantes que não tenham feito um teste de despistagem à covid-19 com base em biologia molecular (RT-PCR)

De acordo com uma declaração do Governo sul-africano, citada pela agência Efe, a alternativa será implementada "imediatamente" e os custos do teste, cujo resultado é obtido em cerca de 15 minutos, será suportado por cada viajante.
A medida pretende facilitar a entrada e a saída de estrangeiros no país, em particular dos vizinhos africanos, onde em muitos países os testes RT-PCR não são de fácil acesso.
"O Governo está ciente de que alguns países vizinhos, por exemplo o Lesoto, não têm capacidade para realizar testes RT-PCR para todos os viajantes à África do Sul", admitiu o executivo de Cyril Ramaphosa, na declaração.
A decisão foi tomada cerca de uma semana depois da reabertura das fronteiras sul-africanas, que estiveram encerradas durante meio ano para tentar conter a propagação da covid-19.
Este encerramento das fronteiras originou graves consequências para a economia da África do Sul, com o banco central do país a estimar uma contracção do seu produto interno bruto (PIB) em 8,2% para este ano.
A retoma das viagens internacionais assume-se como um factor-chave na recuperação progressiva da actividade daquele que é o país mais industrializado em África e que tem a segunda maior economia do continente.
De acordo com o regulador bancário sul-africano, o PIB do país sofreu uma quebra de 51% durante o segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
A África do Sul é o país com maior número de casos de covid-19 registados no continente, com mais de 685 mil infecções desde o início da pandemia, incluindo 17,248 mortes.
Em África, há 37.387 mortos confirmados em mais de 1,5 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram