A albufeira de Massingir, em Gaza, vai passar passa a produzir, para além da tradicional tilápia, uma outra espécie de peixe, a kapenta, actualmente pescado predominantemente em Cahora Bassa, província de Tete.
Com efeito, uma missão do Instituto Oceanográfico de Moçambique, encabeçada pelo respectivo director-geral, António Hoguane, esteve há dias no distrito de Massingir, para apresentação do projecto ao governo local.
No encontro que manteve com o administrador do distrito de Massingir, Sérgio Costa, Hoguane explicou que numa primeira fase serão lançados na albufeira sete mil alevinos de kapenta, quantidade que se estima se multiplique e atinja as 900 toneladas, nos próximos três anos.
A previsão é que a cadeia de valor de produção, captura, venda ou processamento da kapenta poderá criar mais de mil postos de emprego.
A Albufeira de Massingir, construída no rio dos Elefantes, tem 109,0 quilómetros quadrados e um perímetro de 97,70 quilómetros. (RM /NOTÍCIAS)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.