Alemanha recruta directora da Greenpeace para "embaixadora climática"

Publicado: 09/02/2022, 18:11
Categoria:

A Alemanha nomeou esta quarta-feira a dirigente da Greenpeace Jennifer Morgan para "embaixadora climática" do país, numa altura em que o governo de Olaf Scholz tornou prioritário o desenvolvimento das energias renováveis.

 

Jennifer Morgan, norte-americana que dirige a organização não-governamental (ONG) ambiental desde 2016, vai tornar-se na "representante especial da Alemanha para a política climática internacional" a partir de 01 de Março, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, que apresentou esta "embaixadora do clima" como seu futuro "braço direito".

Esta é a primeira vez que um governo alemão, que integra desde Dezembro por cinco ministros do partido Verdes (ecologistas), alguns dos quais em posições-chave como Baerbock, adopta esta solução.

"Na política externa, colocamos também a luta contra a crise climática no seu devido lugar: no topo da nossa agenda. A crise climática vai mudar fundamentalmente o mundo nos próximos anos", justificou a chefe da diplomacia alemã, numa conferência de imprensa com Jennifer Morgan.

Desde que tomou posse em Dezembro, o governo tripartido do chanceler, Olaf Scholz, fez das alterações climáticas uma das principais prioridades com um objectivo ambicioso: até 2030, o consumo de electricidade deve ser em 80% de energias renováveis.

"O tempo está a esgotar-se. Precisamos de cooperação internacional como nunca antes" para limitar o aquecimento global a 1,5 graus celsius, apontou Morgan, assegurando que o Acordo Climático de Paris que contém esse objectivo era, na sua opinião, positivo.

Morgan salientou ainda que é necessária "ambição, rapidez e solidariedade" para atingir esse objectivo.

A norte-americana de 50 anos, que fala alemão e estudou nos Estados Unidos, pediu cidadania alemã há vários meses, segundo Baerbock, e quando a obtiver, vai juntar-se oficialmente ao governo alemão como secretária de Estado.

Morgan tem dedicado toda a carreira à protecção ambiental, trabalhando em várias ONG e grupos de reflexão. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram