Alerta. Intransitabilidade em alguns distritos da província de Maputo

Publicado: 06/01/2023, 0:16
Categoria:

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta para a possibilidade de situações de intransitabilidade ou cortes de estrada em alguns distritos da província de Maputo.
É uma situação que poderá derivar da subida dos caudais dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, na sequência de incremento das descargas efectuadas pela África do sul e reino de Eswatini, devido a chuva intensa que se regista.
Os dados foram avançados, esta quinta-feira, pelo chefe do Departamento de bacias hidrográficas na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, Agostinho Vilanculos.
“A bacia de Maputo ainda continua em alerta, com níveis muito altos, o que continuará a agravar o nível de transitabilidade nos postos administrativos de Madubule e Catuane. O nosso apelo é para os automobilistas devem observar as medidas de precaução ao se fazerem nesses locais e igualmente para a população que vive nas zonas baixas e ribeirinhas, para evitar a travessia de rios sem meios apropriados. Neste momento a barragem dos Pequenos Libombos está a descarregar cerca de 15 metros cúbicos por segundo, tento evoluído de dez para quinze, devido ao escoamento que nós pensamos que poderá ocorrer, a partir de amanhã ou depois de amanhã, ou nas próximas 72 horas. O nosso apelo é que a população que vive à jusante dos Pequenos Libombos, sobretudo do município de Boane, no drift de Mazambanine, a tomar medidas de precaução. Havendo necessidade, poderão se incrementar essas descargas. Estamos a falar da interrupção que pode ocorrer entre Maragra e Calanga e também podemos prever aqui algumas inundações em regime moderado para as comunidades que vivem nas zonas muito baixas, sobretudo nos distritos de Magude e Xinavane. Temos algumas comunidades que vivem em zonas muito baixas, assim como no distrito da Manhiça, sobretudo no posto administrativo 3 de Fevereiro” disse.
Os troços Catuane/ Madubula, no distrito de Matutuíne; Maragra/Calanga, no distrito da Manhiça, bem como o drift de Mazambanine, no distrito de Boane, são os que apresentam maior probabilidade de ocorrência de intransitabilidade. (RM

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram