Alerta: Região sul poderá registar cheias moderadas a partir de Outubro próximo

Publicado: 12/09/2020, 14:34
Categoria:

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, alerta para a ocorrência de cheias moderadas, na região sul do país, a partir de Outubro próximo.

 

De acordo com as previsões da época chuvosa 2020/2021, as precipitações podem provocar o transbordo de algumas bacias hidrográficas do sul do país.

Agostinho Vilankulos, da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos indicou que as bacias de Maputo e de Incomáti podem ser as mais fustigadas.

 “ Indo concretamente para Outubro, Novembro e Dezembro, em função das análises efectuadas, chegámos a conclusão que na região sul, temos uma probabilidade moderada de ocorrência de cheias sobretudo na bacia de Maputo e Incomáti. Também temos uma sub-bacia que faz parta do Umbelúzi que é a bacia de Movene, onde achamos que as precipitações e o nível de armazenamento, cerca de 60% a nível da África do sul, e com a quantidade de precipitação em termos probabilísticos, uma vez que vamos ter acima do normal, normal com tendência para acima do normal neste primeiro período, nós podemos ter alguma ocorrência de cheias mas de nível moderado, disse Agostinho Vilankulos, falando, ontem em Maputo, no Fórum Nacional de Antevisão Climática  2020-2021, evento organizado pelo Instituto Nacional de  Meteorologia (INAM). (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram