ANC acusa partidos de querem bloquear agenda de transformação da África do Sul

Publicado: 13/03/2025, 23:43
Categoria:

O Congresso Nacional Africano (ANC) diz que a Aliança Democrática se não viabilizar o orçamento deste ano, estará a bloquear o programa de transformação em curso na África do Sul.


A Aliança Democrática, que integra o Governo de Unidade Nacional, o EFF, o Unkhonto WeSizwe e o Movimento Africano de Transformação são alguns dos partidos que dizem que vão chumbar a proposta do orçamento, apresentado esta semana.

O Secretário-Geral do ANC, Fikile Mbalula, acusa a Aliança Democrática de pretender obter ganhos políticos ao condicionar a aprovação do orçamento á revisão das leis de expropriação, da educação básica e seguro nacional de saúde.
Para Mbalula estas exigências visam bloquear a agenda de transformação da África do Sul:

“Como era de esperar a Aliança Democrática mais uma vez esta a revelar a sua agenda contra a transformação ao se opor a progressiva proposta do orçamento. Esta oposição ao orçamento não é baseada por preocupações legitimas, mas sim movido pelo interesse de minimizar a agenda de transformação, proteger o monopólio do capital branco e fazer recuar os ganhos da democracia conseguidos nas ultimas três décadas. O DA está a usar o processo do orçamento como alavanca para renegociar o seu papel dentro do Governo de Unidade Nacional”, disse.


O orçamento deve ser votado pelo parlamento, até Abril próximo.
Vários cenários estão a ser colocados, incluindo a possibilidade de uma crise política, caso o orçamento seja rejeitado:

“Espero que não cheguemos a esse ponto. O orçamento deve ser aprovado. O governo deve aprovar o orçamento para servir as populações. Se não for aprovado seria uma grave crise para o nosso país. Não acho que chegaremos a esse ponto”, afirmou.


Ainda esta quinta-feira, a porta-voz do executivo, Khumbudzo Ntshavheni, revelou que, no inicio deste mês, houve consenso no seio do Governo de Unidade Nacional sobre o aumento do IVA.

Nsthavheni acusou a Aliança Democrática de pretender usar o Orçamento para forçar o governo a rever a legislação com a qual o partido não concorda.

Horas depois das acusações de Ntshavheni, o líder da Aliança Democrática, John Steenhuisen, escreveu nas redes sociais que o seu partido não apoia o que ele chamou de orçamento de IVA do ANC.
Acrescentou que o partido quer uma série de grandes reformas que fariam a economia crescer, a criação de empregos e diminuição dos impostos em três anos. (RM Johannesburg)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram