A primeira Secretária-Geral Adjunta do Congresso Nacional Africano, Nomvula Mokonyane, exorta os moçambicanos a resolver suas diferenças políticas de forma pacífica.
Falando, sábado á estação pública SABC, no município de Ekurhuleni, na província de Gauteng, a margem da reunião do Comité de Relações Internacionais do ANC, Mokonyane defendeu que as disputas eleitorais não se resolvem com protestos nas ruas, mas através do fortalecimento e melhoria das instituições democráticas.
Mokonyane sublinhou que a vontade do povo moçambicano deve ser respeitada.
Por seu turno, o antigo presidente sul-africano, Thabo Mbeki, disse acreditar os moçambicanos vão encontrar formas pacíficas de resolver o diferendo eleitoral.
“Eu acredito que mesmo o debate em torno da controvérsia levantada em Moçambique, vai ser resolvido. Olhando particularmanete para a historia de Moçambique, sobretudo para o conflito entre a Frelimo e a Renamo,tenho a certeza que vamos ouvir de que a actual contestação foi resolvida pacificamente em Moçambique. Mas, deve ser resolvida ”, disse.
Por outro lado, Mbeki descreveu como exemplares as recentes eleições no Botswana:
“É um bom exemplo para a região. Nos sempre dizemos que somos democratas. Então devemos apoiar o processo democrático e não criar obstáculos á democracia nos nossos países quando as pessoas decidem de uma maneira. É como aqui na África do Sul. O ANC não guerreou por ter obtido 40 por cento dos votos e disse vamo-nos conformar com esta realidade. Acho que o que foi feito no Botswana foi mesma coisa. Por isso acredito que tendo em conta o posicionamento regional, em apoio aos processos democráticos, qualquer que seja a causa do conflito em Moçambique, vai ser resolvida pacificamente “-frisou.
O ANC diz estar a preparar, para breve, uma reunião dos movimentos de libertação que vai analisar, entre outros, a situação politica dos países. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.