ANC na África do Sul reelege Cyril Ramaphosa na liderança do partido

Publicado: 19/12/2022, 14:02
Categoria:

O Congresso Nacional Africano (ANC) reelegeu Cyril Ramaphosa, que é também o Presidente da República, para um segundo mandato na liderança do partido no poder na África do Sul, foi anunciado esta terça-feira.

Cyril Ramaphosa foi reeleito como presidente do ANC com 2.476 votos, na 55.ª Conferência Nacional electiva, em Joanesburgo, derrotando o ex-ministro da Saúde Zweli Mkhize, que obteve 1.897 votos.

Ao anunciar o resultado final da votação na manhã de hoje, o ex-Presidente da República Kgalema Motlanthe referiu que o partido no poder elegeu Paul Mashatile para o cargo de vice-presidente do ANC, com 2.178 votos.

Paul Mashatile, que não foi apoiado pela ala de Ramaphosa, deixa o cargo de Tesoureiro do partido, tendo sido eleito vice-presidente à frente de Óscar Mabuyane, actual governador do Cabo Oriental, e de Ronald Lamola, actual ministro da Justiça e Serviços Correccionais.

Na hierarquia de topo do comité central, composto por sete elementos, Gwede Mantashe, actual ministro dos Recursos Minerais e Energia, foi eleito para o cargo de 'National Chairperson' com 2.062 votos.

Fikile Mbalula, actual ministro dos Transportes, foi eleito secretário-geral (1.692 votos), seguindo-se Nomvula Mokonyane no cargo de vice-secretária-geral (2.145), Maropene Ramokgopa, segundo vice-secretário-Geral (2.373) e Gwen Ramokgopa, antiga ministra provincial da Saúde em Gauteng, no cargo de tesoureira geral, com 1.809 votos.

O partido no poder anunciou que foram contabilizados 4.384 votos dos 4.436 delegados que votaram na 55.ª Conferência Nacional electiva do ANC, que decorre até esta terça-feira no centro internacional de convenções Nasrec, sul de Joanesburgo.  

A reeleição de Cyril Ramaphosa na liderança do ANC permitirá recandidatar-se à presidência da África do Sul em 2024.

A nova direcção conduzirá o partido nos próximos cinco anos. (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram