Angola. Cerimónias fúnebres de Eduardo dos Santos iniciam este sábado

Publicado: 27/08/2022, 10:45
Categoria:

Vinte e uma delegações internacionais de alto nível, entre Chefes de Estado e de Governo, vão participar nas exéquias do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

A comissão preparatória das exéquias do antigo estadista angolano aprovou nesta sexta-feira o programa das cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, cujo cortejo fúnebre tem início, este sábado, devendo sair da residência oficial do malogrado para a Praça da República.

Segundo o Porta-voz das exéquias, Marcy Lopes, este domingo, a cerimónia será restrita, sendo que a urna será depositada no jazigo construído pelo Governo, no Memorial Dr Agostinho Neto, com as devidas honras de estado.

O corpo do antigo presidente angolano foi transladado para Luanda depois de um Tribunal espanhol ter ordenado que fosse entregue à sua viúva, Ana Paula dos Santos, de quem estava separado há anos, pondo ponto final à contenda na justiça entre os filhos mais velhos do ex-presidente e o Governo angolano sobre a posse dos restos mortais de Jose Eduardo dos Santos.

O ex-Presidente angolano morreu a 8 de Julho de 2022, em Barcelona, na clínica onde estave internado para cuidados intensivos.

ZéDu, como era também conhecido em Angola, governou o país durante 38 anos, tendo deixado o poder em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e renunciou ao cargo em 2017, tendo sido sucedido por João Lourenço, que também vem do Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, que governa no país desde a independência de Angola, em 1975. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram