Apesar de avisos, veterinários dos EUA reportam escassez de Ivermectina

Publicado: 20/09/2021, 18:58

Antiparasitário já foi desaconselhado por várias autoridades de Saúde, mas os norte-americanos continuam a comprar.

 

Os veterinários norte-americanos queixam-se de dificuldade para repor os stocks de Ivermectina, mesmo após todos os alertas emitidos pelas autoridades de que o antiparasitário não deve ser usado em casos de Covid-19.

A Ivermectina, sublinhe-se, é um antiparasitário de largo espetro e é comummente usado para tratar animais que sofrem de dirofilariose e que são afetados por parasitas internos e externos.

Nos Estados Unidos, os donos de cavalos estão com dificuldades em encontrar o fármaco, por estar esgotado. A escassez é notada em vários pontos do país, segundo indica o Washington Post. 

O QC Supply, um distribuidor de produtos de pecuária do Nebraska, indicou ter esgotado o stock de pasta de Ivermectina. Outros distribuidores reportaram o mesmo, indicando que nunca receberam tantas chamadas a pedir o fármaco, escreve a mesma publicação.

Recorde-se que a OMS indicou em março que as evidências atuais sobre o uso de Ivermectina para tratar doentes com Covid-19 são inconclusivas, recomendando que seja usada apenas em testes clínicos até existir mais informação. A A Food and Drug Administration (FDA) fez o mesmo aviso em agosto, indicando que tomar este medicamento pode causar náuseas, vómitos e efeitos secundários neurológicos.

Por cá, também o Infarmed esclareceu que não há evidência científica que permita apoiar o uso da Ivermectina no tratamento e na prevenção da Covid-19. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram