APOSEMO em Inhambane preocupada com o desrespeito à pessoa idosa

Publicado: 01/10/2020, 19:08
Categoria:

A Associação dos Aposentados de Moçambique (APOSEMO), em Inhambane, está preocupada com casos de violação dos direitos da pessoa idosa na província, que muitas vezes culminam em mortes.

 

Os violadores dos direitos das chamadas “bibliotecas vivas da sociedade” são na sua maioria jovens, por sinal familiares das vítimas.

Trata-se de filhos, netos e até vizinhos destas pessoas que muito contribuíram para o bem da sociedade, mas hoje são silenciados, acusadas de prática de feitiçaria.

A preocupação foi manifestada por um grupo de membros desta agremiação, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que hoje se assinala.

Acácio Nhamona, coordenador da APOSEMO em Inhambane, refere que a sua agremiação tem vindo a trabalhar no terreno sensibilizando as pessoas para não pautarem por esta via.

Para Essineta Malamba, membro da Aposemo, em Inhambane, as principais vítimas destes actos macabros são mulheres.

Alerta que alguns familiares, usurpam terrenos pertencentes a idosos.

Este ano, o Dia internacional da Pessoa Idosa celebra-se sob lema: “Em tempo de pandemia, reforcemos a protecção da pessoa idosa. (RM Inhambane)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram