“ Argumentos usados pela Rússia para atacar Ucrânia são infundados”- Embaixador da União Europeia, em Moçambique

Publicado: 03/03/2022, 8:11
Categoria:

A União Europeia (EU) reitera que os argumentos usados pela Rússia para atacar a Ucrânia são infundados, e fala de uma agressão a um país soberano.

 

Falando há instantes no espaço café da manhã, o Embaixador da União Europeia, em Moçambique, António Sánchez Benedito, disse que a Rússia usa os argumentos de ameaça da Nato para violar a soberania da Ucrânia.

“A Nato é uma organizaçào defensiva, portanto, nunca houve nenhuma intenção da Nato de  pôr em questão, de ameaçar a segurança da Rússia e por outro lado, a Ucrânia não estava lá para entrar na Nato,  a curto prazo. Mais parece um pretexto, primeiro pretexto que veio à cabeça  para  invadir, para não reconhecer a soberania de um país. Quando a Rússia fala de desnazificar, isto é um insulto à história e sobretudo as tantas vítimas causadas pelo nazismo”, disse.

Embaixador da União Europeia disse também que o não envio de tropas do bloco para apoiar a Ucrânia visa evitar a escalada de uma guerra nuclear.

 Entretanto, ontem, o embaixador da Rússia em Moçambique, Alexander Surikov, disse que os ataques das tropas russas à Ucrânia têm como alvo exclusivo infra-estruturas militares. 

 Surikov reiterou que os ataques são um mecanismo de defesa da Rússia, contra ameaças dos países que integram a NATO.( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram