“Armazém Intermédio de Medicamentos vai garantir disponibilidade de fármacos em tempo certo e a baixo custo”- PR

Publicado: 01/07/2021, 19:40
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que o Armazém Intermédio de medicamentos e artigos hospitalares, inaugurado esta quinta-feira em Chimoio, na província de Manica, vai garantir disponibilidade de fármacos em tempo certo e a baixo custo.

Filipe Nyusi referiu tratar-se de uma infra-estrutura de grande impacto, no que diz respeito a eficácia e eficiência na administração e gestão de medicamentos e produtos afins.
O estadista moçambicano fez o pronunciamento, esta quinta-feira, na inauguração do empreendimento que custou cinco milhões de dólares, equivalentes a 310 milhões de meticais.
“ A construção desta infra-estrutura materializa um dos objectos do Programa quinquenal do governo de expandir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde através de disponibilização de medicamentos dos actuais 70% das unidades sanitárias para 90 % em 2024. A materialização deste importante compromisso enquadra-se ainda na nossa estratégia ao longo do quinquénio, de construir trinta armazéns de fármacos e produtos hospitalares, no âmbito da implementação do Plano estratégico de logística farmacêutica” disse.
Na ocasião, o Presidente da República falou sobre a necessidade de reforço de planificação e organização para o controlo de qualidade e estancar a ruptura de stock e roubo de medicamentos.

Este é segundo armazém intermédio do país, sendo que o primeiro encontra-se em Vilankulo, na província de Inhambane.
Ainda em Manica, o Presidente da República inaugurou um sistema de abastecimento de água no posto administrativo de Dacata, distrito de Mossurize.
O empreendimento, com a capacidade de abastecer 9 mil habitantes, está a fornecer água a três mil pessoas da sede do posto administrativo de Dacata, através de quatro furos com um caudal de 18 metros cúbicos.
Após a inauguração do sistema de abastecimento de água, o Presidente da República exortou a população a conservar o empreendimento e evitar ligações clandestinas. ( RM)(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram