Arranca Campeonato mundial de futebol, Qatar-2022

Publicado: 20/11/2022, 19:56
Categoria:

Já arrancou o Campeonato mundial de futebol, Qatar-2022.

O jogo inaugural coloca, este domingo, frente-a-frente, o anfitrião- Qatar e o Equador, no Al Bayt Stadium.

Ainda pelo grupo “A” entra em cena o Senegal, primeira equipa africana a jogar neste Mundial.

Sem craque Sadio Mane, os leões de teranga defrontam, amanhã, os Países Baixos.
Entretanto, o Mundial Qatar-2022, que começou este domingo, está envolto em várias polémicas, que vão desde as questões de direitos humanos até às restrições à liberdade, inclusivamente a de imprensa.
Desta vez, surgiu um relatório de uma organização de direitos humanos que concluiu que os estádios para o Mundial 2022 foram construídos por trabalhadores migrantes, que sofreram abusos físicos e psicológicos. Pelo menos 35 pessoas morreram.
Os funcionários - grande parte provenientes do sul da Ásia - terão visto os seus baixos salários serem confiscados num ambiente de medo e ameaças e com condições de vida miseráveis.
Os cineastas independentes da 'Fat Rat Films' ouviram alguns desses trabalhadores, na primeira pessoa. Estão a milhares de quilómetros de casa e sem dinheiro para regressar.
Entre os relatos, de que dá conta o relatório, os trabalhadores são “submetidos a abusos sistémicos por parte das empresas e funcionários do Qatar”. “É um campeonato construído com base no trabalho forçado”, afirma Mustafa Qadri, CEO da Equidem, uma organização de direitos humanos (RM /NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram