Arrancam obras de construção da paragem única na fronteira entre Malawi e Moçambique

Publicado: 25/03/2021, 4:59
Categoria:

Arrancaram as obras de construção da fronteira de paragem única, entre os postos de travessia de Zóbuè na província de Tete e de Mwanza no Malawi.

 

Avaliada em 3.1 mil milhões de kwachas, a empreitada tem o financiamento do Banco Mundial através da Autoridade de Estradas do Malawi.

Os trabalhos de construção deste empreendimento estão a decorrer do lado malawiano, concretamente na fronteira de Mwanza.

O porta-voz dos serviços de migração de Mwanza Pasqually Zulu, disse que a instalação deste tipo de postos fronteiriços ao longo dos corredores de transporte, visa acelerar o movimento de mercadorias e da comunidade itinerante.

Segundo Zulu, após a conclusão deste projecto os funcionários das fronteiras de Mwanza no Malawi e de Zóbuè em Moçambique, irão operar nas mesmas instalações.

Segundo o porta-voz dos serviços de migração de Mwanza no Malawi, esta é uma estratégia adoptada entre os dois países vizinhos, para a melhoria da prestação de serviços e evitar o embaraço aduaneiro no manuseamento de mercadorias.

O Malawi é um dos maiores utentes da fronteira de Zóbuè na província de Tete, devido a sua posição geográfica que o leva a depender dos portos da Beira e de Durban, na África do Sul.

Cerca de 17% das exportações e importações de contentores e 13% da carga a granel que transita através do porto da Beira, atrás do Zimbabwe e da Zâmbia, tem como destino o Malawi.

Todas estas operações são feitas usando a fronteira de Zóbuè e de Calómuè, ambas localizadas na província de Tete, o que eleva a necessidade de se criar fronteiras de paragem única para a facilitação das operações migratórias e alfandegárias.

Projecto idêntico está em marcha na fronteira de Songwe que faz limite com a Tanzânia. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram