Associação dos Algodoeiros de Moçambique discute futuro da semente

Publicado: 27/07/2020, 10:10
Categoria:

A Associação Algodoeira de Moçambique (AAA) promove esta terça-feira, em Maputo, o Webinar subordinado ao tema ‘O Futuro da Semente de Algodão em Moçambique’, com a participação de importantes especialistas e intervenientes do sector do algodão no país.

 O objectivo desta plataforma de interação digital é abordar questões sobre o investimento e tecnologias que visam a melhoria da qualidade da semente do algodão produzido em Moçambique, sabendo-se que, no nosso país, o algodão é o sétimo maior produto de exportação na área agrícola.

A sua indústria é considerada das mais organizadas, com a maior rede nacional estruturada de pequenos agricultores e um quadro institucional sustentado por operadores económicos com vasta experiência no domínio do mercado internacional e com capacidade de interação com o sector público na formulação de políticas e estratégias do subsector.

Cerca de 1 milhão de pessoas do meio rural têm no algodão uma importante fonte de sustento e por isso, a recente aprovação, pelo Conselho de Ministros, do subsídio ao preço do algodão-caroço para a campanha de 2019/20, revela um claro incentivo à produção e exportação do algodão.

Espera-se que este mecanismo de apoio ao subsector do algodão promova uma plataforma integrada de desenvolvimento da agricultura familiar nacional, através da inclusão, na cadeia produtiva, de culturas alimentares e de rendimento para o desenvolvimento e bem-estar das populações.

Espera-se, por isso,  que a interação no Webnair sobre “O Futuro da Semente de Algodão em Moçambique”,  identifique as melhores soluções que atraiam maiores investimentos para elevar a qualidade das sementes de algodão, impulsionado os níveis de produção nacional com todas as vantagens competitivas que possam advir em toda a cadeia de valor, nomeadamente na sua produção, processamento e comercialização.(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram