Ataque de rebeldes no RDCongo faz pelo menos 33 mortos

Publicado: 26/01/2022, 15:34
Categoria:

Pelo menos 13 civis e 20 militares morreram na segunda-feira num ataque do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas (ADF), originário do Uganda, no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo), noticiam as agências internacionais.

 "Descobrimos ontem [terça-feira] mais seis corpos perto da aldeia de Luna-Samboko, que se juntam aos sete que morreram no ataque das ADF, que tambem causou vários danos materiais", disse o coordenador da Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH), Christophe Myniandero, uma Organização Não Governamental (ONG) local, em declarações telefónicas à agência espanhola de notícias Efe.

Para além destes 13 civis, a agência francesa de notícias, a France-Presse, dá conta de pelo menos 20 militares mortos, citando uma fonte não oficial.

O ataque ocorreu no território de Irumu, na província de Ituri, que tem sido vítima, juntamente com a província vizinha de Kivu, de um aumento do número de ataques de rebeldes.

Os atacantes incendiaram motas e habitações, para além de fazerem vários roubos na povoação

De acordo com Myniandero, os rebeldes "instaram a sua base na localidade próxima de Masesele" e chegaram a Ituri provenientes da província oriental de Kivu do Sul, depois de atravessarem o rio Somboka.

"Já estamos informados e o destacamento das forças armadas chegará rapidamente", disse à Efe o porta-voz do exército da RDCongo em Ituis, o tenente Jules Ngongo.

As ADF são um grupo rebelde de origem ugandesa, mas atualmente têm as bases instaladas no noroeste da RDCongo, perto da fronteira partilhada pelos dois páises.

Segundo o Barómetro para a Segurança de Kiveu, as ADF mataram mais de 2.220 pessoas na RDCongo em quase 400 ataques feitos desde abril de 2017.

Desde 1998 que o este da RDCongo está mergulhado num conflito alimentado pelas milícias rebeldes e por ataques de soldados do Exército, apesar da presença da missão de paz d ONU (MONUSCO), com mais de 14 mil efetivos destacados.(RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram