Ataque norte-americano com drone este domingo em Cabul

Publicado: 29/08/2021, 20:00
Categoria:

Fonte militar garante que não há registo de vítimas. Alvo era um veículo com explosivos alegadamente do Estado Islâmico.

Os Estados Unidos realizaram, este domingo, um ataque defensivo através de um drone em Cabul, no Afeganistão, adiantou uma fonte militar esta tarde, citada pela CNN.
De acordo com a informação divulgada, o ataque teve como alvo um veículo do Estado Islâmico suspeito de ter uma bomba para ser accionada no aeroporto da capital, onde milhares de pessoas continuam a tentar abandonar o país.
Ainda de acordo com a referida fonte oficial, após o ataque norte-americano, ocorreu uma significativa segunda explosão, que comprova que o veículo tinha material explosivo no seu interior.
"As forças militares levaram a cabo hoje um ataque aéreo não-tripulado de autodefesa a um veículo em Cabul, eliminando uma ameaça iminente do Estado Islâmico ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai", esclareceu o capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM, sigla em inglês).
Segundo um primeiro balanço oficial, não houve civis mortos na sequência do ataque.
"Estamos confiantes de que atingimos com sucesso o alvo. (...) Estamos a avaliar a possibilidade de ter havido baixas civis, mas até ao momento não temos qualquer indicador nesse sentido. Continuamos atentos a possíveis ameaças futuras", rematou o capitão.
Importa recordar que no início desta tarde uma explosão foi ouvida em Cabul, segundo jornalistas da agência de notícias AFP que se encontram no local.
De acordo com Qari Rashed, um agente da polícia da capital afegã citado pela agência Efe, pelo menos cinco pessoas, três delas crianças, morreram este domingo após uma explosão numa casa perto do aeroporto da capital.
Segundo o canal de notícias afegão Tolo, a explosão ocorreu aproximadamente às 17h30 (hora local) em Khajeh Baghra, uma área residencial na periferia do aeroporto.
O ataque ocorreu 24 horas após o alerta emitido, este sábado, pelo Pentágono sobre "ameaças credíveis" contra a sua missão no Afeganistão, que se concentra no aeroporto de Cabul. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram