Ataques de milícias a locais militares na RDCongo causam 11 mortos

Publicado: 14/02/2021, 19:41
Categoria:

Onze pessoas morreram hoje em Lubumbashi, a segunda maior cidade da República Democrática do Congo (RDCongo), durante um ataque de milícias a dois locais militares, segundo dados oficiais.

"De momento, o balanço é de 11 mortos, incluindo seis mortos do lado rebelde, quatro elementos das forças de segurança e um civil", disse o presidente da câmara da cidade de Lubumbashi, Ghislain Robert Lubaba Buluma, à agência de notícias, France-Presse (AFP).
A AFP refere que na manhã de hoje foram ouvidos tiros em vários distritos de Lubumbashi, de acordo com vários testemunhos recolhidos.
"Dois locais militares foram alvo de ataques por [milícias independentistas] Bakata-Katanga, o campo militar de Kimbembe e o de Kibati", disse um líder da sociedade civil Jeff Mbiya Kadima à AFP.
"Os ataques aconteceram esta manhã em Lubumbashi, e a cidade ainda não está calma", referiu o mesmo responsável.
Lubumbashi é a capital região mineira do Katanga, de onde é natural o antigo presidente Joseph Kabila, que tem vindo a recuar desde meados de Dezembro, depois do seu sucessor, Felix Tshisekedi, ter posto fim à coligação que governava o país e ter "todas as rédeas do poder".
Ataques por homens armados liderados por milícias pró-independência ocorrem regularmente em Lubumbashi, tendo sido o último ataque a 26 de Setembro de 2020, no qual dois polícias e um soldado foram mortos. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram