A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos admite a possibilidade do aumento do volume de descargas na barragem dos Pequenos Libombos, distrito de Boane, na província de Maputo.
Tal facto poderá estar associado a provável continuidade de suplementos, a partir do reino de Eswatini para o rio Umbelúzi.
O chefe do Departamento das Bacias Hidrográficas, na Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos disse que foram incrementados os níveis de descargas na barragem dos Pequenos Libombos, de quinze para vinte e cinco metros por segundo.
Agostinho Vilanculos frisou que este aumento ainda não satisfaz a cota para salvaguardar a infra-estrutura de retenção de água.
“Neste momento a barragem dos Pequenos Libombos está com 87 % de nível de armazenamento. Ontem, tivemos que tomar uma decisão de ter que incrementar um pouco as descargas porque ainda estamos dentro da época chuvosa e não podemos manter as descargas a este nível porque estaríamos a colocar a infra-estrutura em perigo. Não sabemos o que é que vai acontecer nos próximos dias. Temos que equilibrar a cota para não termos a Barragem muito cheia. O risco aqui é sobretudo no drift que liga Mazambanine e Boane, se nós formos a incrementar até cerca de 40 metros cúbicos por segundo“, disse.
A barragem dos Pequenos Libombos, em Boane, está a receber actualmente, no rio Umbelúzi, cerca de 60 metros cúbicos por segundo de escoamentos vindos do reino de Eswatini. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.