Aumento de descargas pode provocar inundações nas proximidades dos rios Umbelúzi e  Limpopo

Publicado: 09/10/2022, 8:52
Categoria:

O alerta surge na sequência do incremento de descargas nas barragens dos Pequenos Libombos, e Massingir, devido aos escoamentos vindos dos países a montante e das previsões hidroclimatológicas para a época chuvosa 2022-2023.

A medida tem em vista criar capacidade de armazenamento nestas infra-estruturas de retenção de água, uma vez que apresentam neste momento um nível de encaixe alto, rodando os oitenta por cento.

O Porta-voz da Administração Regional das Águas do Sul, explica que as descargas na barragem dos Pequenos Limbombos sairão dos actuais 6 para 20 metros cúbicos por segundo, sendo que na barragem de Massingir poder registar um incremento de 44 para 100 metros cúbicos por segundo.

Leonel Bila reitera o apelo às comunidades residentes e praticantes de agricultura nas proximidades dos rios Umbelúzi e Massingir, para a tomada de medidas de precaução, face as previsões de descargas.

O início do incremento das descargas nas duas barragens está previsto para o próximo de 12 de Outubro. ( RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram