Ausência de acordo de troca de prisioneiros Moçambique e Malawi, impede 22 moçambicanos de cumprirem penas no país

Publicado: 26/05/2021, 8:25
Categoria:

Ausência de acordo de troca de prisioneiros entre Moçambique e Malawi, impede vinte e dois moçambicanos de cumprirem penas no seu país.

 

São moçambicanos condenados a prisão perpétua e a penas para lá de cinco anos, acusados de cometimento de vários crimes entre roubos, tráfico de pessoas, violação de menores e assassinatos.

Os condenados estão a cumprir as penas na cadeia de máxima segurança de Zomba, a sul do Malawi.

Em contacto com a Rádio Moçambique, os moçambicanos encarcerados explicaram ter encetado diligências para a sua extradição, mas a lei não permite.

NO entanto, em 2016, a Direcção Nacional das Prisões, através do Ministério da Justiça de Moçambique, assinou um acordo de troca de prisioneiros com a contraparte malawiana.

Desde então, o acordo ainda não foi implementado, pois carece de ratificação pela Assembleia da República.

O acordo preconiza que, se o tipo legal de crime corresponder à pena de prisão perpétua, e ou de morte, Moçambique não aceitaria e nem iria transferir o prisioneiro.

Em entrevista, que à Rádio Moçambique, não foi admitida gravar, os moçambicanos que cumprem penas no Malawi, queixaram-se de maus tratos.

Dos vinte e dois moçambicanos que se encontram na Cadeia de máxima segurança de Zomba, dois aguardam ainda pelo julgamento.

O julgamento está marcado para 02 de Junho próximo.

A Rádio Moçambique não apurou o total de detidos a nível nacional, mas sabe que há moçambicanos nas cadeias de Chichiri, em Blantyre, Maula em Lilongwe e Mzuzu, a norte do país.( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram