Autoridades e sociedade civil destacam implementação de soluções sustentáveis na Vale

Publicado: 07/05/2021, 9:24
Categoria:

No dia 30 de Abril, a Vale recebeu nas suas instalações a visita de uma comissão de trabalho composta por representantes de várias entidades locais, públicas e privadas, com o intuito de conhecer todo o processo para a extracção de carvão mineral.

 

Durante a visita, as autoridades de Tete e membros da sociedade civil, líderes comunitários, população e ONG, destacaram o empenho da mineradora Vale Moçambique na implementação de soluções tecnológicas modernas, com o objectivo de desenvolver uma actividade sustentável no que toca à extração de carvão, em Moatize. 

O ponto mais alto da visita foi a demonstração visual da detonação, com recurso a tecnologia de ponta para minimizar a vibração e a emissão de poeiras, direccionando as ondas para dentro da área de mineração.

Na ocasião, o representante do Comando Distrital da PRM no Distrito de Moatize, Sebastião Mariamo, considerou o sistema de detonação da Vale um grande ganho para as populações locais. “Foi quase imperceptível a detonação e isso é um grande ganho naquilo que têm sido as preocupações das comunidades que vivem ao redor da mina. O processo está a registar consideráveis melhorias e estamos num bom caminho na minimização destes impactos”, sublinhou.

Por outro lado, representando as organizações da sociedade civil de Moatize, Pinho Pire, destacou a abertura da Vale em receber e mostrar as suas operações à comissão. “Esta abertura acaba mostrando o que de facto a Vale é e o que está a fazer para uma mineração sustentável e nós vamos transmitir às comunidades o que de facto acontece nas operações. Esta abertura melhora bastante o relacionamento entre a Vale, a sociedade civil e a própria comunidade”, conclui.

A Vale Moçambique trabalha em prol da sustentabilidade nos territórios onde actua. Desta forma, a empresa aproxima-se, cada vez mais, das comunidades que a rodeiam, permitindo a contínua preservação do meio ambiente e do bem-estar social. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram