As Bacias Hidrográficas da região Sul do país registam estabilidade nos níveis de Armazenamento da água na presente época chuvosa.
A situação permite que em caso de abertura de comportas nas barragens a montante, haja capacidade de armazenamento de mais água na região minimizando riscos de cheias ou inundações.
No passado dia 12 de Outubro foram efectuadas descargas graduais por se ter constatado que haveria pressão nas infra-estruturas hídricas da região Sul, em caso de abertura de comportas nas barragens a montante, actualmente com níveis acima de 90 porcento de armazenamento.
Neste contexto, a Barragem dos Pequenos Libombos no distrito de Boane, Província de Maputo, com uma capacidade instalada de 385 milhões de metros cúbicos de água, está actualmente com cerca de 76 porcento do nível de armazenamento, contra os 90.7 que registava no início da Presente época Chuvosa.
A Barragem de Massingir na província de Gaza reduziu dos cerca de 76 porcento para 68 porcento o nível de armazenamento.
A chefe do departamento dos recursos Hídricos, na Administração Regional das águas do Sul, ARA SUL, Lizete Dias, explica que com estes níveis de armazenamento, está assegurada a capacidade de encaixe nas infra-estruturas hídricas.
Na última semana a ARA SUL anunciou a abertura de comportas na barragem de Pongolaport na vizinha África do Sul, que poderá provocar inundações nas margens do rio Maputo, nas localidades de Madubula, Tinonganine e Salamanga no distrito de Matutuíne, a partir do próximo dia 30 do corrente mês.
Sobre este assunto, Lizete Dias anotou que o impacto da abertura das comportas na barragem de Pongoloport, vai se sentir com maior intensidade entre os dias 5 e seis de Dezembro Próximo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.