Banco de Sofala: Apreendidas mais de quatrocentas artes nocivas à pesca

Publicado: 08/04/2021, 11:16
Categoria:

Mais de quatrocentas artes nocivas à pesca foram apreendidas no banco de Sofala durante o período de veda terminado na semana passado.

 

A maior parte do material confiscado são redes de malha fina, vulgo “chicocotas”, usadas por pescadores artesanais.

O chefe do Departamento do Mar, Águas Interiores e Pescas em Sofala, Carlos Sendela, diz que, apesar do reforço da fiscalização, o combate ao fenómeno é ainda um grande desafio.

Na luta contra o uso de artes nocivas à pesca, as autoridades contam com a colaboração dos Conselhos Comunitários de Pesca cujos fiscais têm sido ameaçados por infractores. 

O presidente do Conselho Comunitário de Pesca da Praia Nova, na Beira, Manuel Machava recorda um incidente ocorrido no ano passado em que desconhecidos incendiaram duas embarcações de fiscalização.

O uso de rede de malha fina por pescadores artesanais está a contribuir para a redução da captura do pescado no Banco de Sofala. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram