As províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa passarão a produzir e montar peças para fornecer as empresas ligadas aos mega projectos de exploração de gás e outros investimentos estratégicos, no norte do país.
O plano consta de um memorando de entendimento rubricado, esta quarta-feira em Pemba, entre a Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) e a MOZPark o qual prevê que as três províncias do Norte façam a transformação e o processamento de recursos naturais, reduzindo a dependência de importações.
O director-geral da MOZPARK, Izonório Manuel, referiu que no âmbito do projecto serão instalados no país quinze parques industriais.
“ Este é o plano de garantir que estas empresas que vão produzir as peças que os grandes projectos utilizam, estejam naquele distrito que detém os recursos, mas para tal a primeira condição era mesmo termos os parques industriais. Estimamos que teremos uma média de quinze parques. Aqui na província de Cabo delgado mapeámos três distritos costeiros, estou a falar de Palma, de Mocímboa da Praia, Pemba. Depois temos a zona de Ancuabe, Balama e Montepuez. Em Nampula estamos a falar de Angoche, Larde, onde já temos o primeiro e Nacala. Em Niassa temos vários sítios, incluindo Cuamba”, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.