Cantor e compositor cubano Pablo Milanés morre aos 77 anos em Madrid

Publicado: 22/11/2022, 10:38
Categoria:

Artista encontrava-se hospitalizado.
O cantor e compositor cubano, Pablo Milanés, morreu, esta segunda-feira à noite, aos 77 anos, depois de ter sido hospitalizado em Madrid durante mais de uma semana, noticiaram hoje os 'media' oficiais cubanos.
Milanés, uma das vozes mais reconhecidas da música cubana, foi fundador e arquitecto do Grupo de Experimentação Sonora do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC) e do movimento da Nova Trova Cubana, juntamente com outros artistas de renome como Sílvio Rodríguez e Noel Nicola.
Autor de clássicos como "Yolanda", El breve espacio, Cuba Va, Amo esta Isla e Comienzo y final de uma verde manhã, entre tantos outros, Pablito Milanés lançou mais de 40 álbuns durante a carreira e ganhou, entre outros, o Prémio Nacional de Música de Cuba e o Grammy Latino de Excelência Musical.
O cantor e compositor cubano foi hospitalizado a 12 de Novembro em Madrid, devido "aos efeitos de uma série de infecções recorrentes que afectaram o estado de saúde nos últimos três meses", surgidas em resultado "de uma doença hemato-oncológica" de que padecia "há vários anos e que o obrigou a mudar-se para Madrid", de acordo com um comunicado emitido então pela sua agência.
O trovador Pablo Milanés, nasceu na província de Bayamo, em 1943, estudou música no Conservatório Municipal de La Habana, e gravou, em 1965, o seu primeiro disco, intitulado “Mis 22 años”.
«Morreu Pablo, lemos ao despertar, esta terça-feira, e a dor chega com a notícia. Desaparece fisicamente um dos nossos maiores músicos, voz inseparável da banda sonora da nossa geração. As minhas condolências à sua viúva e filhos, a Cuba».», assim se expressou, no Twitter, o Primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, que se encontra de visita oficial à Rússia, ao saber do falecimento do cantautor Pablo Milanés. (RM /NMinuto Granma)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram