Casa Branca avisa que redes de água são vulneráveis a ciberataques

Publicado: 27/01/2022, 16:55

O nível de protecção das redes de água nos Estados Unidos face a ataques cibernéticos "não é totalmente adequado", avisou esta quinta-feira um alto funcionário da Casa Branca, pedindo aos operadores do sector que cooperem mais com as autoridades federais.

 

A distribuição de água potável, que hoje é amplamente automatizada, é tão vulnerável a um ataque cibernético criminoso - por exemplo na forma de "ransomware" (chantagem para obter um resgate) - quanto a uma ofensiva de um agente estatal, disse a mesma fonte.

A estratégia do Governo norte-americano será tentar convencer os operadores do sector da água -- uma área muito fragmentada empresarialmente - a cooperar mais com as autoridades em termos de cibersegurança.

O apelo servirá tanto para incentivar os operadores a equiparem-se com melhores mecanismos para detectar ataques cibernéticos como para os incentivar a compartilhar melhor as suas informações com as autoridades.

Os Estados Unidos sofreram nos últimos meses, como muitos outros países, inúmeros ataques cibernéticos direccionados a agências locais e empresas, que mostraram a vulnerabilidade de certas infra-estruturas estratégicas.

Em maio de 2021, um ataque à empresa Colonial Pipeline, por exemplo, interrompeu a distribuição de combustível nos Estados Unidos.

No entanto, a vontade do Governo federal de aumentar o nível de protecção esbarra na relutância das empresas, que resistem em investir em segurança cibernética ou, em alguns casos, recusam denunciar os ataques de que são vítimas. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram