Caso Dívidas Não Declaradas: Réu Gregório Leão admite ter viabilizado Projecto de protecção costeira

Publicado: 27/09/2021, 20:59
Categoria:

O antigo Director-Geral do SISE, Gregório Leão admite ter feito despachos relativos ao projecto de protecção da Zona Económica Exclusiva de Moçambique, que levou à contracção das dívidas não-declaradas com garantias do estado, em mais de 2.2 mil milhões de dólares.

 O antigo Director-Geral do SISE indicou que os despachos foram feitos em colaboração com o réu, António Carlos do Rosário.

O réu Gregório Leão explicou depois de muita insistência do juiz Efigénio Baptista, que António Carlos do Rosário é quem lhe fez chegar o projecto de protecção da Zona Económica Exclusiva de Moçambique.

A audição do réu Gregório Leão, que à data dos factos era Director Geral do SISE, foi marcada pela recusa do réu em responder algumas questões-chave formuladas pelo Ministério Público, alegando segredo do Estado.

O réu Gregório Leão declinou, por vezes, responder ao interrogatório do Tribunal, sob pretexto de defesa da Pátria e respeito à Constituição da República de Moçambique.

Esta posição, que foi sustentada ainda pelo seu advogado, Abdul Gani, levou o juiz da Causa, Efigénio Baptista, a explicar que a presença do réu em tribunal se deve às provas indiciárias do Ministério Público sendo por isso que Gregório Leão está a ser julgado.

Ainda no decurso do interrogatório, o réu Gregório Leão assumiu, em alguns momentos, uma postura de confrontação com o Tribunal.

Confrontou por exemplo, a magistrada do Ministério Público, Sheila Marrengula, quando esta perguntou ao réu Gregório Leão se a sua esposa Ângela Leão, lhe teria falado sobre os administradores da empresa MULEPE e respectivos sócios, sendo um deles.

Para além de confrontar a Magistrada do Ministério Público, o réu Gregório Leão começou a colocar algumas perguntas.

Para o comentarista da Rádio Moçambique, Elísio de Sousa, não há vontade do réu em ajudar o Tribunal, no processo de produção de provas. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram