Caso que envolve antigo presidente sul-africano toma novos contornos

Publicado: 02/07/2021, 20:55
Categoria:

O caso que envolve o antigo presidente sul-africano, Jacob Zuma, tomou hoje novos contornos.

Zuma, entrou com um pedido no qual apela ao Tribunal Constitucional para rever a sentença de terça-feira que o condena a quinze meses de prisão, por desobediência à justiça.
Ainda esta sexta-feira, Zuma submeteu um pedido urgente ao Tribunal superior de Pietermaritzburg, para que este anule a ordem que o obriga a se entregar às autoridades policiais até domingo e a que obriga a polícia a prende-lo, caso não o faça.
Zuma foi condenado, na última terça-feira, a quinze meses de prisão por desobedecer à justiça.
A sentença enfatiza que o tribunal não teve outra escolha senão condenar o ex-presidente a quinze meses de prisão, depois que este desperdiçou todas as chances de se defender.
Entretanto, não se sabe ao certo qual será o efeito destas cartas de apelo hoje submetidas, já que as decisões do tribunal constitucional não são passiveis de recurso.
Enquanto isso, o prazo determinado pelo tribunal termina este domingo e certa imprensa avança que Zuma deve cumprir a pena no estabelecimento de Westenville, em Kwazulo Natal, justamente para estar próximo do Tribunal de Pietermartziburg, onde corre o caso de compra de armas, com a próxima audição, projectada para o dia 19 deste mês.
Entretanto, a associação dos veteranos do Unkoto We Sizwe, alertou hoje que a África do Sul pode mergulhar na violência se Jacob Zuma for preso, reiterando que tudo fará para impedir a detenção do ex-presidente.
Vários apoiantes de Zuma continuam acampados junto á sua residência em Nkadla.
Enquanto isso, o ANC cancelou a reunião do seu Conselho nacional, que tinha sido agendado para este fim-de-semana.
Em comunicado, o ANC diz estar a acompanhar a situação em Kwazulu Natal e que aposta em garantir a manutenção do estado de direito e evitar a violência.
Membros do conselho nacional executivo serão despachados para Kwazulu Natal, para junto do governo provincial acompanhar a situação de perto.
Há momentos, a fundação Jacob Zuma, através de uma mensagem no twiter, indica que o ex-presidente vai se dirigir ao povo sul-africano este fim-de-semana. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram