Celebra-se hoje centenário natalício de Agostinho Neto

Publicado: 17/09/2022, 20:38
Categoria:

Celebra-se hoje o centenário natalício do Fundador da Nação angolana e Herói Nacional, António Agostinho Neto.
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) exortou hoje os angolanos, sobretudo os jovens, a promoveram actividades que elevem a educação patriótica dos cidadãos e reiterou compromisso de "preservar, de forma incondicional", o pensamento político-ideológico deAgostinho Neto.
"Pela celebração do centenário natalício do Fundador da Nação e Herói Nacional, Dr. António Agostinho Neto, no dia 17 de Setembro, o Bureau Político do Comité Central do MPLA reitera o compromisso de preservar, de forma incondicional, o pensamento político-ideológico que norteou a sua acção e abnegado empenho na luta de libertação nacional, que culminou com a proclamação da independência de Angola, no dia 11 de Novembro de 1975", lê-se na mensagem.
António Agostinho Neto, primeiro presidente angolano e ex-líder do MPLA, proclamou a independência em 11 de Novembro de 1975.
Segundo o MPLA, Agostinho Neto era detentor de um legado projectado no contexto africano e mundial, por isso é recordado pela sua "dedicação à causa da justiça política e social, do desenvolvimento das famílias e da sociedade; “desenvolveu acções que emanam da sua dimensão de estadista e humana, com "forte ligação à intelectualidade e à cultura".
O partido governamental enaltece também a participação dos angolanos nas eleições gerais de 24 de Agosto passado, em que demonstraram "sentido cívico e patriótico", que reconduziram o seu presidente e Presidente de Angola, João Lourenço, para o segundo mandato.
O MPLA manifesta ainda "apoio incondicional" ao Presidente da República, encorajando-o a "manter-se firme e determinado" na implementação das acções que visam a consolidação do Estado Democrático de Direito, a estabilidade e o desenvolvimento económico.
Com "permanente foco" na máxima "o mais importante é revolver os problemas do povo", conclui o Bureau Político dos "camaradas".
António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo em 17 de Setembro de 1992 e morreu em Moscovo em 10 de Setembro de 1975.
Angola celebra hoje o feriado nacional alusivo ao Dia de Herói Nacional e Fundador da Nação, António Agostinho Neto, cujo centenário é marcado por várias actividades académicas, desportivas e culturais no país. (RM /NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram