Celebração dos 126 anos do Gwaza Muthine, Batalha de Marracuene

Publicado: 03/02/2021, 7:30
Categoria:

Na província de Maputo, a cerimónia dos cento vinte e seis anos da batalha de Marracuene, vulgarmente conhecida como Gwaza Muthine, iniciou esta terça-feira com a tradicional cerimónia de louvor e invocação dos espritos.

 

Este ano as celebrações do Gwaza Muthini decorreram de forma atípica, sem o público habitual, devido a pandemia global que continua a alastrar-se.

Na ocasião, o Governador da província de Maputo apelou para que a população, imbuída no espirito heróico dos guerreiros do Gwaza Muthini, continue firme na luta contra o vírus da Covid-19.

Falando na cerimónia, Júlio Parruque disse ainda que os cidadãos não devem baixar a guarda contra o terrorismo, a corrupção e outros males que enfermam a população do País

O Governante entende que o desafio neste momento, é vencer diversos inimigos que retardam o desenvolvimento da nação.

“Este ano, o Gwaza Muthini foi realizado sem público, sem o festival da Marrabenta e nem a Feira turística; a ideia é não dar mimos a Covid-19 19”, disse Júlio Parruque.

O hipopótamo, um dos símbolos desta celebração, foi garantido, segundo o administrador do distrito de Marracuene.

Shafee Sidat explicou que a carne foi distribuída por alguns regulados, respeitando as medidas de prevenção da Covid-19. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram