A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso, diz que celebrar a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é comemorar os ganhos obtidos ao longo dos 50 anos de independência de Moçambique.
Manso, que falava hoje em Nampula, durante a cerimónia de lançamento da semana comemorativa do Dia da SADC, explicou que parte desses ganhos são celebrados de mãos dadas com os povos irmãos da região, em prol do desenvolvimento dos países da região.
“Celebrar a SADC é comemorar os ganhos obtidos nos nossos 50 anos de independência, em que, de mãos dadas com os povos irmãos da região, sonhamos, fizemos e continuaremos a fazer muito em prol da prosperidade dos nossos países”, disse Manso.
Destacou que, enquanto bloco sub-regional, a SADC é hoje um exemplo de estabilidade, cooperação e solidariedade mútua, onde os Estados Membros, pautam pelo princípio continental de buscar “soluções africanas para problemas africanos”.
A SADC, que celebra 45 anos de existência, nasceu como Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral, a 1 de Abril de 1980. Contudo, em 1992, com o propósito de fazer face aos novos desafios da região, a Organização foi transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral – SADC, em Windhoek, Capital da República da Namíbia.
Sob o lema “Unidos pelo Trabalho Digno e pela Justiça Social na SADC”, as celebrações de Dia da SADC, tomam lugar a partir de hoje (11) até dia 17 dos meses em curso, em todas as províncias do país. (RM/AIM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.