Centro de Investigação de Saúde da Manhiça já realiza testes da Covid-19

Publicado: 03/08/2020, 10:28

O Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, província de Maputo, já está a realizar testes do novo coronavírus.

 

Este passo é resultado da readaptação do equipamento laboratorial de testagem da malária que passa a diagnosticar a Covid-19.

No rol das respostas à pandemia global, foram também capacitados técnicos do Centro de Investigação, visando dar maior celeridade no processo de testagem.

Neste momento o Centro tem a capacidade de avaliar cem amostras por dia, tal como explicou o director, Eusébio Maceta.

“Neste momento, estamos a equipar o laboratório, o equipamento já estava, actualizar as técnicas para poder responder a testagem da Covid-19. Neste momento os laboratórios já estão prontos. Faz mais ou menos três semanas recebemos amostras do Instituto Nacional da Saúde que vinham das outras províncias, estivemos a testar e a enviar os resultados. Também há um esforço ao nível da comunicação, da transacção de dados e resultados que devem ser comunicados ao Instituto Nacional da Saúde e actualmente estamos claramente a ver naquilo que vai ser o inquérito sero-epidemiológico em que é que o Centro poderia apoiar”, frisou.

No domínio científico o Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, tem estado a colaborar com a Organização Mundial da Saúde nas iniciativas que têm em vista a descoberta de uma vacina para combater a Covid-19. (RM Maputo)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram