Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, província da Maputo inicia pesquisa sobre efeito protector da vacina BCG contra a Covid-19

Publicado: 10/02/2021, 7:28

O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, província da Maputo, inicia a partir deste mês uma pesquisa que visa avaliar o potencial efeito protector contra a Covid-19, da vacina BCG usada na prevenção da tuberculose.

 

O director científico da instituição, Francisco Saúde, disse hoje no espaço “Café da Manhã” da Rádio Moçambique que a pesquisa vai determinar se os efeitos da BCG que previne contra outras doenças, é extensivo á Covid-19.

“Esse estudo foi desenhado para ser realizado em profissionais de saúde por serem considerados de alto risco. O que nós queremos ver é não só, se previne a infecção, pode ser que não previna toda a infecção mas previna formas graves, como aliás algumas das vacinas novas específicas da Covid-19 estão a actuar. Parece que algumas vacinas podem não ser assim tão boas a prevenir a infecção como tal, mas previnem formas graves, é o caso da vacina Johnson & Johnson , vimos que por exemplo da África do sul, teve uma eficácia de 57% contra a Covid-19. É uma vacina específica da Covid-19 mas a eficácia foi de 57% só, mas protege 85 % contra formas graves; portanto se isto acontecer com a vacina BCG também seria uma mais-valia”, isso. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram