“Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC é resposta aos desafios das mudanças climáticas” -PR

Publicado: 21/06/2021, 20:48
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a sobrevivência colectiva dos países da região da África Austral vai depender da mobilização rápida e coordenada de intervenções e ferramentas de sensibilização e preparação no reforço da resiliência das populações.

 

O Chefe do Estado falava esta segunda-feira, em Nacala-Porto, província de Nampula, no lançamento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC.

“ Consideramos este acto uma resposta concreta aos desafios decorrentes das mudanças climáticas e ao desígnio a que nos propusemos quando assumimos a presidência da SADC, o de prosseguirmos uma agenda orientada para os resultados. A magnitude do impacto humanitário, das crises que se registaram durante a nossa presidência, impeliu-nos a procurarmos sempre fazer um alinhamento das prioridades da nossa politica externa com as da nossa acção interna, particularmente no domínio da acção humanitária para conter o impacto e as perdas resultantes do cataclismo climático recentes, dos ataques da pandemia. O imperativo de procura de soluções reais e colectivas, tornou-se um elemento essencial tanto da nossa segurança nacional como da política externa”,  disse.

O Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC vai dotar a região Austral de África, de instrumentos e instituições para fazer face aos desafios decorrentes do impacto das mudanças climáticas e outras emergências associadas. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram