Cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas poderão ser afectadas pelas cheias e inundações na próxima época chuvosa

Publicado: 16/09/2022, 9:28
Categoria:

Cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas poderão ser afectadas pelas cheias e inundações na próxima época chuvosa, segundo o chefe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Gesto dos Recursos Hídricos.

Estes fenómenos climáticos poderão provocar ainda a destruição de pelo menos mil e quinhentas escolas, quinhentas unidades sanitárias e mais de centro e vinte mil hectares de culturas diversas.

Agostinho Vilanculos que falava, ontem, à margem do nono Fórum Nacional de Antevisão do clima, notou ser grande preocupação do sector, a vulnerabilidade que as infra-estruturas hidráulicas do país apresentam em resultado dos desgastes causado pelos eventos climáticos dos anos passados.

“Moçambique é um país de jusante, caracterizado por planícies. As infra-estruturas hidráulicas existentes para defender as cheias não estão num bom nível de conservação; elas foram sofrendo o impacto das cheias dos anos passados e não estão na posição de reposição. Está-se a fazer um esforço para mobilizar financiamento para se poder repor”, disse.

A fonte avançou que a previsão aponta para o risco moderado a alto, de ocorrência de cheias, nas bacias do Licungo, Búzi, Púngoè, Incomáti, Umbelúzi e Maputo. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram