Cerca de 20 pessoas raptadas no centro do Mali

Publicado: 07/10/2020, 16:28
Categoria:

Cerca de 20 pessoas foram raptadas na terça-feira no centro do Mali por homens armados não identificados, informaram fontes locais, citadas por agências internacionais.

De acordo com Boukary Coulibaly, o chefe da aldeia de Farabougou, em Niono, no centro do país, "homens armados, terroristas, raptaram 20 pessoas" durante a feira semanal local.
"Durante o rapto, um jovem da aldeia foi morto", assinalou o líder local, citado pela agência France-Presse.
De acordo com Coulibaly, uma dúzia de pessoas foi, entretanto, libertada, mas os raptores mantêm nove pessoas retidas.
Sob anonimato, e também citado pela agência noticiosa, um responsável político local disse ter sido informado do sequestro e que os militares foram "informados imediatamente".
Já uma fonte das forças de segurança de Segou, capital regional, disse ter sido informada da situação e que grupos 'jihadistas' e grupos de "autodefesa" operam na zona onde ocorreu o rapto.
O centro do Mali tem sido palco de episódios de violência entre grupos armados, em particular depois do surgimento de um grupo 'jihadista' liderado pelo fula Amadou Koufa, que em 2015 recrutou grande parte da sua comunidade.
Desde então, os confrontos multiplicaram-se entre os fula, criadores de gado, e os bambara e dogo, tradicionalmente agricultores, que criaram "grupos de autodefesa" sustentados pelos caçadores dogo.
Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram