O ANC galardoou, esta sexta-feira, em Joanesburgo, o antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, com um retrato em homenagem á sua liderança excepcional e contribuição vitalícia para a libertação do continente africano.
O ANC disse que o prémio serve como um símbolo de gratidão e profundo respeito pelo legado duradouro e pela sabedoria compartilhada por Chissano na reunião dos partidos nascidos dos Movimentos de Libertação da África Austral, que amanhã termina.
Na ocasião, Chissano enalteceu o contributo dos movimentos de libertação na luta contra o colonialismo e a independência dos países africanos.
Chissano disse ainda que os partidos nascidos dos movimentos de libertação devem se inspirar nos feitos da descolonização para enfrentarem os desafios emergentes.
A reunião de Joanesburgo junta as lideranças dos partidos ANC, da África do sul, FRELIMO, de Moçambique, SWAPO, da Namíbia, ZANU FP,do Zimbabwe, MPLA, de Angola e CHAMA CHA MAPHINDUZI, da Tanzânia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.