O antigo presidente da República, Joaquim Chissano, ganhou o Prémio José Aparecido de Oliveira, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que este ano entra na sua 7ª edição.
A distinção foi decidida por aclamação pelo júri, constituído pelos representantes permanentes dos Estados-Membros da CPLP, a 3 de Junho corrente.
A Organização decidiu ainda atribuir o mesmo prémio a antiga secretária- executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira.
De acordo com um comunicado recebido na nossa redacção, a CPLP reconheceu o mérito e o valor dos candidatos na aproximação dos povos da Comunidade, bem como na promoção da paz, democracia e desenvolvimento sustentável, mediante a defesa das causas públicas e liderança de processos regionais do continente africano, com reconhecimento internacional.
O Prémio José Aparecido de Oliveira será entregue em cerimónia pública solene à margem da XV Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a ter lugar a 18 de Julho próximo na Guiné-Bissau. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.