Cidadão abatido pela polícia sul-africana é moçambicano acusado de liderar sequestradores

Publicado: 04/09/2025, 9:06
Categoria:

A Polícia sul-africana confirma que o cidadão abatido, esta quarta-feira, num tiroteio em Kempton Park, perto do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, na região de East Rand, na província de Gauteng é um moçambicano procurado pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), acusado de liderar grupos de sequestradores.

O cidadão, conhecido nos meandros do crime como Dollarman, 40 anos de idade, era procurado internacionalmente por chefiar grupos de sequestradores, tanto na África do sul assim como em Moçambique.

A porta-voz da Polícia sul-africana, Athlenda Mathe, disse que o finado abriu fogo contra elementos da brigada anti-raptos e contra um veículo de transporte de valores, tendo-se seguido uma perseguição e troca de tiros com a polícia e seguranças particulares, que culminou com a sua morte.

Mathe acrescentou que o finado estava directamente ligado a nove casos de sequestros na África do Sul, incluindo o do empresário indiano raptado em Julho passado e que ainda não foi resgatado:

“Na África do Sul, ele está ligado a pelo menos nove casos, cinco deles envolvendo sequestros com pedido de resgate. Portanto, a nossa equipa descobriu que milhões em dinheiro foram depositados na conta bancária dele, dinheiro esse, ligado ao sequestro do empresário indiano que foi raptado em Joanesburgo e que ainda está em cativeiro” , afirmou.

A porta-voz da polícia sul-africana confirmou ainda que o Dollarman era também procurado pelas autoridades moçambicanas:

“Sabemos que o suspeito consta do banco de dados de pessoas procuradas em Moçambique, através do SERNIC. Entramos em contacto com o nosso adido policial em Moçambique e ele confirmou-nos que havia vários mandados de prisão contra ele em Moçambique”, disse.

A polícia sul-africana diz que desde 2021 deteve mais de 300 supostos raptores, apreendeu cerca de 90 viaturas e mais quatrocentas armas de fogo usadas no cometimento de sequestros. (RM Johannesburg)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram