A cidade de Maputo apresenta o maior número de casos de infecção pelo novo coronavírus, no país, de acordo com dados preliminares do inquérito sero-epidemiológico, divulgados, esta segunda-feira, em Maputo.
Actualmente, a cidade de Maputo conta com um cumulativo de 1.340 casos notificados de infecção.
A cifra representa cerca 35 por cento do total de infecções no país, indica o inquérito, realizado com o objectivo de apurar o nível de exposição da população da capital à Covid-19 e travar a propagação da doença.
A delegada do Instituto Nacional de Saúde, na cidade de Maputo, Edna Viegas, disse, esta terça-feira no Café da Manhã da Rádio Moçambique, que no computo geral, todas as faixa etárias estão expostas ao novo coronavírus, sublinhando que os vendedores dos mercados e dos estabelecimentos comerciais apresentam taxas de sero-prevalência mais elevadas.
“ Todos os distritos municipais da cidade de Maputo estão afectados pela Covid-19 e todas as faixas etárias estão expostas ao novo coronavírus e que de uma forma global todos os grupos profissionais, incluídos neste inquérito, estão também afectados, “ disse
Esta segunda feira, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que os resultados preliminares do inquérito vão possibilitar ao Centro Operativo de Emergência de Saúde Pública desenhar estratégias de combate à Covid-19 na cidade de Maputo.
“ A pronta realização deste inquérito traduz a importância de melhorar a percepção e a dimensão e as especificidades da epidemia da Covid-19 na cidade de Maputo para adequarmos a resposta a esta doença. Por isso, os principais objectivos associados a este inquérito foram identificar a área geográfica de maior transmissão do novo coronavírus, estender e entender o perfil de exposição dos diferentes grupos etários e identificar os grupos profissionais mais expostos ao novo coronavírus”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.