CNDS diz ser urgente aprimorar estratégias para defender populações do terrorismo

Publicado: 09/04/2021, 20:06
Categoria:

 O Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) reitera que é urgente aprimorar e executar as melhores formas de intervenção, para defender os interesses das populações de Moçambique e de outros membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em geral, na sequência dos ataques terroristas em Cabo Delgado.

 

 A declaração é feita em comunicado do órgão, que esta sexta-feira se reuniu sob orientação do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FDS, tendo discutido, de entre outros assuntos, o ponto de situação da segurança e ordem públicas, com enfoque para as ocorrências de Cabo Delgado, Manica e Sofala.

O Conselho Nacional de Defesa e Segurança condenou veementemente os ataques à vila de Palma e os crimes hediondos subsequentes, considerando uma grosseira violação dos direitos humanos e instou as FDS a intensificarem o combate contra as forças inimigas, com vista a garantir a protecção das populações, bem como criar as condições para o contínuo e rápido regresso aos pontos de origem, em segurança.

O órgão endereçou uma mensagem de condolências aos familiares das vítimas do terrorismo e apreciou com satisfação a realização da Cimeira da dupla troika da SADC que decidiu pelo envio de uma equipa técnica para coordenar com o governo de Moçambique as acções concretas do enfrentamento conjunto ao terrorismo.

Quanto a zona centro do país, o órgão instou as Forças de Defesa e Segurança a manterem-se vigilantes de forma a evitar o recrudescimento de ataques da auto proclamada Junta Militar da Renamo e enalteceu o empenho do governo e da Renamo na concretização do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram