Combustível retido em Moçambique e na Tanzania já chegou a Malawi

Publicado: 16/11/2022, 10:27
Categoria:

O Governo do Malawi desbloqueia 30 milhões de litros de combatível que estavam retidos nos portos da Beira e Nacala, em Moçambique, e Dar-es-Salaam, na Tanzânia, devido da falta de divisas

Este é o primeiro carregamento de comboio que está a chegar à cidade de Blantyre, com um milhão de litros de gasóleo, ido do porto de Nacala.

Cento e oitenta camiões cisternas transportando gasolina, já partiram  dos portos da Beira e Dar-Es-Salaam e 200 camiões estão em abastecimento nos referidos  portos.

O governo do Malawi desdobra-se para travar a crise de combustível que está a paralisar a actividade económica do país, com um plano de distribuição diário de cerca de 1,2 milhão de litros para postos de combustível e 300 mil litros de gasóleo para a indústria transformadora.

Segundo o porta-voz da Companhia Nacional de Petróleo do Malawi, Rex Chikoko, o governo está a finalizar outros processos de acesso a novas facilidades de financiamento de combustível como parte da resolução da actual crise.

As facilidades, incluem uma linha de crédito de 50 milhões de dólares do Tesouro do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico da África.

Neste momento, as reservas estratégicas de combustível do país estão a operar 24 horas por dia e as entregas aos postos de abastecimento estão a ser feitas duas vezes por dia.

Já lá vão três meses que o Malawi está a enfrentar escassez de combustível devido a falta de divisas.

A situação agravou-se neste mês de Novembro, com os motoristas a passarem noites nas gasolineiras aguardando a chegada de combustível.

A escassez de combustível ditou o aumento dos preço de bens e serviços, incluindo o transporte público, que continua a afectar negativamente os meios de subsistência dos malawianos.

Actualmente, a demanda do país por combustível é de 1,7 milhão de litros por dia. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram