Concluídas as obras de montagem das torres para o transporte de energia eléctrica desde a subestação de Matambo na província de Tete, à Phombeya no distrito de Balaka, dando um passo significativo para a interconexão eléctrica, Moçambique-Malawi.
Com esta conclusão, significa que estão criadas as condições para que até Setembro deste ano, as obras sejam entregues.
O director de projectos e desenvolvimento da ESCOM, empresa distribuidora de energia eléctrica no Malawi, Sinosi Maliano, afirmou esta ser uma conquista, pois marca um progresso real rumo à interconexão eléctrica, que vai adicionar mais 50 MW à rede nacional.
O projecto foi lançado em 2021 e visa conectar o Malawi à rede eléctrica de Moçambique, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia e promovendo a integração energética regional.
A directora de relações públicas e comunicações da ESCOM, Pilirani Phiri, expressou optimismo que o projecto ajudará a acabar com os apagões que o país enfrenta actualmente.
Avaliado em 154 milhões de dólares, o projecto faz parte da estrutura mais ampla do da conexão de energia da África Austral.
O interconector completo abrange 218 km de linha de transmissão de energia de alta tensão de 400 quilovolts, ligando a Subestação de Matambo em Tete, Moçambique, e a Subestação de Phombeya em Balaka, Malawi.
Concretizado o projecto, Moçambique passará a encaixar 4,5 milhões de dólares por mês, fruto da importação de 50 MW de energia eléctrica.
Actualmente, o Malawi tem uma capacidade instalada total de 554,24 MW, sendo 401,8 MW de energia hidreléctrica, 51,4 MW de geração de energia a diesel e 101 MW de fontes solares. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.